quarta-feira, 28 de maio de 2014

Como cuidar da voz durante o frio




Com a chegada do inverno as temperaturas baixam, o vento instala-se em muitas cidades e os resfriados acontecem rapidamente. Mas para aquelas pessoas que trabalham com sua voz ou que simplesmente desejam cuidar de suas cordas vocais, o frio pode ser um desconforto. Aqui vai algumas dicas:

  1. Durante os meses de inverno e em especial quando as temperaturas baixam mais, é importante cobrir o pescoço com um cachecol, lenço ou lenço de seda. Isso evitará que esta delicada área esteja exposta diretamente ao vento e ao frio.
  2. Manter-se hidratado é fundamental para cuidar da voz no frio. Assim como o inverno resseca sua pele ou cabelo, o mesmo acontece com as cordas vocais que forçam um pouco mais para falar ou realizar qualquer atividade que as envolva. Ao beber pelo menos 2 litros de água por dia, você as mantém hidratadas e em bom estado.
  3. Também é necessário diminuir o consumo de bebidas com cafeína, que em vez de hidratar geram o efeito contrário, ressecando as cordas vocais. Substitua-as por sucos naturais, água ou infusões sem teína. Se você é fumador, modere também o consumo de fumo, muito nocivo para sua voz em especial no inverno.
  4. É importante não forçar a voz, em especial durante os meses de frio, isto poderia gerar tensão nas cordas vogais, tornando-nos afônicos. Não grite e fale sempre de forma natural sem tensionar o pescoço ou forçar o abdômen.
  5. Se você sofre de tosse devido ao resfriado ou alergia, é muito importante tomar a medicação apropriada, pois a tosse contínua podesecar a garganta e afetar a voz. O hábito de pigarrear de forma constante é também nocivo para nossas cordas vocais, por isso evite-o.
  6. Não esqueça de se abrigar muito bem durante o inverno e manter seu corpo quente, desta forma conseguirá evitar os resfriados que colocam em risco sua saúde e voz durante o inverno.





  7. Postagem: Monica Farias

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Rir pode ser o melhor remédio



Contrair os músculos da face em consequência da alegria, ou mais precisamente, rir, pode ser o melhor remédio. O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro, A Terapia do Riso, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de levantar o astral das pessoas, envolvendo autoestima, amor próprio e o bom humor.

A Terapia do Riso, ED. Pensamento, Eduardo Lambert, 80 pags 10,00  
  O médico, autor do livro nos explica  na entrevista a seguir porque rir faz bem à   saúde. Segundo ele, a risoterapia  pode mudar  a  sua vida.
 
O que é a terapia do riso?
Eduardo - A terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60. Foi propagado pelo médico americano Hunter Adams chamado de "Patch Adams", que desde a sua época de estudante já implantava este método em hospitais e escolas. Ele observou o baixo estado de alegria e de humor em seus doentes. Então, resolveu introduzir a terapia do riso, ou seja, um descondicionamento de atitudes e hábitos perniciosos arraigados na personalidade para viver com amor e felicidade; envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.
Por que rir faz bem à saúde?
Eduardo - O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor.
Dentro desta escala haveria um benefício maior entre rir, sorrir, dar uma risada ou uma gargalhada?
Eduardo - Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas.
O processo de cura sempre se dá pela produção de betas endorfinas no cérebro?
Eduardo - O processo de cura está ligado às betas endorfinas porque elas melhoram a circulação, a pressão arterial, relaxam os vasos, melhoram as defesas orgânicas contra infeções e alergias.
Rir ajuda a combater o infarto e doenças coronárias?
Eduardo - Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.
Cuidado!
Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e consequentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.
 
A tristeza é uma doença?
Eduardo - A depressão pode não ter motivos ou uma causa aparente, porque os motivos estão a nível inconsciente e em níveis profundos. Mas a tristeza tem motivos. Algo aconteceu e tirou o indivíduo de seu estado de equilíbrio e de alegria. A tristeza pode levar a uma doença física, pois a quebra do estado geral energético pode somatizar doenças.
Por que trabalhar com a terapia do riso e escrever este livro?
Eduardo - Porque está faltando para as pessoas a alegria de viver. Nos fomos gerados com alegria e amor pelo nosso Criador. E a gente vai perdendo esta alegria diante das circunstâncias de vida.


10 dicas para praticar a terapia do riso

1-) Ponha a vida em ordem. Organize bolsos, bolsas, armários, gavetas. Falta de tempo para sorrir e ser feliz é falta de método e organização. É preciso ter consciência disso para crescer e progredir.

2-)A felicidade vem de dentro, aspire ao direito de ser feliz. Entre em contato com o inconsciente despertando a energia vital através da fé coragem, criatividade, alegria e autoconhecimento.

3-)Tenha qualidade de vida : liberdade de agir e de fazer tudo com alegria, amor e bom humor. Relacione com a natureza. Coma com calma. Faça leituras saudáveis e positivas. Relaxe nos finais de semana e principalmente antes de dormir. Tenha uma alimentação balanceada com cereais, verduras, legumes, frutas, ovos e carnes brancas. Pratique esportes e faça terapias naturais. Tudo isso alegra o nosso corpo e a nossa mente.

4-)Tenha auto-estima e amor próprio, quem não sorri não se ama. Ame-se estime-se e valorize-se.

5-)Com entusiasmo, viva o presente.

6-)Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.

7-)Viva com a paz na consciência livre de culpas.

8-)Além do sorriso em frente ao espelho, reúna com amigos para contar histórias alegres e até piadas, inclusive no ambiente de trabalho.

9-)Ria até na adversidade. Encare a vida com bom humor até nas horas mais difíceis.

10-)Goze a vida, faça tudo que é bom para você.
 
A história do riso
Hipócrates o pai da medicina no século IV ª.C já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes.
Darwin pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro A expressão das emoções nos homens e nos animais (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais.
Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre.
Na Índia algumas empresas tem o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores.
No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias.
Postagem: Gleyce K. M. S. Cé
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 



 

terça-feira, 20 de maio de 2014

A menstruação atrasada? Calma, pode não ser gravidez


Antes de tudo: você pode estar grávida?

Pare por um minuto e pense em todas as suas transas dos últimos meses. Alguma foi sem camisinha? Se sim, há risco de as consequências estarem aparecendo só agora. E, se você fizer as contas e descobrir ainda que o sexo rolou 14 dias antes da menstruação, justo durante a ovulação, o melhor é comprar um teste de gravidez. Principalmente se o atraso vier com enjoos, sensibilidade nas mamas, cólicas, cansaço e muita vontade de ir ao banheiro. Faça o teste de manhã, pois essa urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances de o resultado dar errado.



Você fez as contas direitinho?
Será que por causa da agenda lotada de compromissos você não errou na hora de calcular a data do próximo ciclo? Saiba que ela vai descer alguns dias depois, mas vai. Mas a partir de agora anote o primeiro dia do período menstrual na agenda religiosamente. Assim, quando tiver que lembrar quanto tempo passou desde a última vez que alguém reclamou da sua TPM, basta checar. E mais: ter um ciclo regular, de 28 dias, não é um privilégio de todas. A duração de cada menstruação também pode ser irregular, levando de três a sete dias


Está à beira de um ataque de nervos?
O stress pode ser um verdadeiro vilão quando o assunto é ciclo regular! Se seu fluxo está atrasado, tente relaxar antes mesmo de correr para o ginecologista. Diante de uma situação de ansiedade ou tensão, seu corpo produz um hormônio chamado cortisol. E em níveis altos bloqueia a produção de outro hormônio, o GnRH, responsável pelo equilíbrio do ciclo. Vale lembrar que toda situação de tensão ou ansiedade, boa ou ruim, turbina a produção desse hormônio: a pressão no trabalho, uma viagem... Aproveite para avaliar se você não está sobrecarregada demais. Assim que excluir da sua lista tudo o que não lhe acrescenta nada, vai precisar renovar seu estoque de absorventes.


Começou ou interrompeu o uso da pílula?

Não importa qual método contraceptivo você usa: implante, DIU, pílula, anel vaginal - todos contêm hormônios artificiais que impossibilitam o corpo de lançar seus próprios. E, dependendo da quantidade de estrogênio ou progesterona, o fluxo tende a ser mais leve ou infrequente. Além disso, ao deixar de ovular, o revestimento do útero fica mais grosso, diminuindo ou interrompendo o fluxo. Mas abrir mão de todos os métodos também não é o ideal. 



Emagreceu ou engordou?
Em pouco tempo, você passou do manequim 42 para o 38... Oba! A felicidade é tanta que você só notou agora que não está menstruando há um tempo. A resposta para o problema é simples: mudança no seu nível de gordura corporal! Você pode comemorar o corpaço que vai exibir na praia, mas saiba que, ao perder muitos quilos rapidamente, você passa por várias alterações metabólicas envolvendo o organismo, inclusive a ovulação. Por outro lado, o mesmo acontece se você ainda não se matriculou na academia este ano. Para regular a menstruação, turbinar a saúde e, de quebra, ficar em forma, marque uma consulta com uma nutricionista.



QUAL É O TOM

Ufa, desceu. Mas a cor está esquisita... Saiba o que cada tonalidade significa

Vermelho intenso

Normal durante os dias de fluxo mais frequente. A cor forte significa apenas que ele foi recém-derramado do seu útero. Tudo ok!


Vermelho- enferrujado

Aparece no início e no fim do período menstrual. A cor indica que o sangue está derramado há horas e já foi exposto a oxigênio.


Marrom

Mais comum no fim. Esse sangue foi derramado dias antes e, provavelmente, não foi expelido pelo corpo logo de imediato e está saindo aos poucos




Camila Constantini


domingo, 18 de maio de 2014

Você sabe o verdadeiro significado de uma vida saudável?





Se você está disposto a expandir o seu horizonte de seu estilo de vida se desenvolve a partir de tudo o que você pensa, as decisões que você faz , as suas crenças , as mentiras e verdades que você entender, contar e viver. Portanto, não é apenas o que você faz , mas por que você faz isso !


Além disso, a vida é sobre as imagens que criam ao planejar e pensar em sua vida , em geral, e seu futuro. Trata-se de seus sentimentos quando você consegue o que quer e quando você não consegue o que quer . Sabemos que o estresse é muitas vezes a diferença entre as coisas que você quer na vida e coisas que você obtém na vida . Quanto maior a diferença , maior o estresse !


Seu estilo de vida revela pela manhã, quando você se levanta, durante todo o dia, ao deitar-se para dormir, em seus sonhos e imaginação. Quando você chegar para ele , você vive sua vida. Os tempos modernos exigem muitas vezes um monte de subordinação , de modo que você não pode viver sua vida que você realmente deseja . Você trabalha por dinheiro , apreciação, luxus e outras coisas que gesso as coisas realmente importantes na vida. Quando você vive em culpa ou com raiva e medo que você está perto de dar o seu verdadeiro eu. É a mesma coisa quando você aceita negativo externo acredita e viver com a sensação de que você pecou .


Este é apenas o momento em que ocorre a infelicidade. Estilo de vida torna-se um fardo e começamos a nos destruir. Este pode ser o momento em que surgem as dúvidas e as coisas realmente importantes estão caindo fora da vista. Quando fazemos as coisas que são prejudiciais a nós mesmos as conseqüências podem ser de fumar , beber, abuso de drogas , casos , mentiras , trapaças e depressão.


É por isso que é tão importante para segurar por um tempo e pensar sobre sua vida, seus sonhos e seu futuro. Aponte as coisas que são realmente importantes para você. Não só se preocupam com as coisas que são importantes e urgentes (eficiência ), mas também sobre as coisas que são importantes mas não urgentes ( eficácia ) . Este segundo grupo de coisas é muitas vezes negligenciada . A conseqüência é que o primeiro grupo , e, portanto, o estresse na vida , fica cada vez maior . Você vai ver que esta classificação , automaticamente resultará em um estilo de vida muito melhor.




Postagem: Monica Farias

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Oleaginosas fazem bem a saúde


Você as conhece. Qual é a sua  oleaginosa preferida? Castanhas, nozes, amêndoas, pistache e avelãs fazem sucesso como petiscos do chope  e servem de complemento para diversos pratos. Se estas delícias, chamadas de frutas e sementes oleaginosas, estão fora de sua dieta por causa das calorias é hora de rever seus planos: elas podem ajudar na luta contra a balança e ainda fazem bem para a saúde.

Os brasileiros  estão valorizando o que a nossa terra oferece, a  brasileiríssima castanha -do- pará liderou a preferência no embate das oleaginosas proposto pela  última enquete  pesquisa da  revista  Saúde  n.374 de fevereiro 2014, página 07,  A castanha-do-pará deixou para trás itens frequentes na petisqueiras, como o amendoin. 
 
 A vantagem da campeã é a alta  concentração de selênio, mineral que dá uma força `as nossas defesas. Uma unidade diária já cumpre a cota do nutriente. A semente  é um alimento super importante principalmente para vegetarianos, é    rica em selênio, um mineral importante para o organismo, em especial para o sistema imunológico, mas que em excesso se acumula no organismo e causa reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular.   Os nutricionistas sugerem  sempre diversificar.

Fonte: Revista Saúde. www.saude.abril.com.br/index.shtml
Leia mais: www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/graos
www.vivanutricao.com/castanha-do-para-e-seus-beneficios-na-prevencao-de-doencas-cronicas/

Postagem: Gleyce . K. M. S. Cé

Tabagismo : vício perigoso

 
 
  "Fumar mata" . Esta é uma frase comumente encontrada nas embalagens de cigarro no Brasil. Mas de nada adianta , o número de fumantes cresce  a cada ano .
  O que chama mais a atenção , jovens começam a fumar muito cedo , não é difícil encontrar adolescentes de 14 , 15 anos fumando . Muitas vezes com o incentivo da própria família ou amigos . Apesar de ser proibida a venda para menores de 18 anos , os jovens e até mesmo os comerciantes acham uma maneira de descumprir a lei .

  O cigarro é muito prejudicial a saúde , pode levar a doenças sérias , correndo até risco de morte . Perigos do cigarro com comprovação científica :
  • Aumenta o risco de epilepsia, convulsões ; 
  • Doenças cardíacas ;
  • Deficiências auditivas ;
  • Complicações renais ;
  • Asma ;
  • Leucemia ;
  • Contusões em atividades físicas ;
  • Comprometimento da memória ;
  • Depressão ;
  • Suicídio ;
  • Osteoporose ;
  • AVC ;
  • Diabetes ;
  • Infertilidade ;
  • Infecções no ouvido ;
  • Gerar bebê abaixo do peso ideal ;
  • Câncer: na boca, laringe, garganta, esôfago, intestino, bexiga, rins, colo do útero, mama, pulmão .



  •  Saiba mais :
    http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/15221-entenda-como-cada-forma-de-consumo-do-tabaco-e-prejudicial-a-saude
    Josiane Amaral