terça-feira, 29 de abril de 2014
O que é AVC ?
O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral , é uma doença séria que pode causar sequelas irreversíveis se a pessoa não for atendida rapidamente .
O AVC é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um acidente em um dos vasos sanguíneos que irrigam a região cerebral . Pode ocorrer por um entupimento desses vasos , impedindo a circulação sanguínea , caracterizando o AVC isquêmico , ou ainda , um vaso sanguíneo pode se romper provocando sangramento no cérebro. Nesse caso, a denominação é AVC hemorrágico .
Pode ser causado por várias doenças , mas também existem fatores de risco. Os mais comuns para o tipo isquêmicos são pressão alta , diabetes , doenças cardíacas , taxas de colesterol e triglicérides altas e histórico familiar .
No caso do AVC hemorrágico , os fatores que ocasionam são pressão alta , distúrbios de coagulação , e eventualmente , a presença de aneurisma cerebral ( dilatação das paredes de artérias ou veias ) , que é congênito ( a pessoa nasce com ele) .As sequelas e sua gravidade , irão depender da área do cérebro afetada e do tempo que o paciente levou para ser atendido .
Referências : http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/acidente-vascular-cerebral-avc/ref1238131563049.htm
Josiane Amaral
sábado, 26 de abril de 2014
Dor nas costas persistentes pode ser sintoma de doenças graves
Muitas vezes ignoramos simples dores nas costas, e não procuramos ajuda médica por achar que se trata de um problema comum, mais nem sempre aquilo que aparenta não ser nada grave realmente está correto, por isso temos que ficar sempre atentos a qualquer tipo de alteração. A região lombar composta por cinco vertebras e responsvel por manter a postura e o equilbrio do corpo, além de proteger estruturas vitais nervosas, como a medula. Por isso, dores nas costas persistentes nao devem ser ignoradas. A lombalgia, como chamada a dor lombar, começa a se tornar comum a partir dos 25 anos e pode revelar de simples contraturas, até casos mais graves, como tumores e traumas. Em média, entre 25 e 30 anos, os discos intervertebrais, que protegem e amortecem o atrito entre as vertebras na coluna, podem começar a apresentar complicações.
O médico explica que as proteinas que mantem os discos hidratados sofrem com o desgaste e se rompem. Isso acontece por causa de habitos e do modo de vida da pessoa, como fumar ou carregar peso, e também relacionado aos fatores genéticos. De acordo com o médico, doenças como hérnia de disco e ''bico de papagaio'' surgem assim, bem como estenoses de canal lombar, escolioses degenerativas e torções. No caso de tumores, a lombalgia é sinal de que células tumorais podem estar destruindo os ossos da coluna ou comprimindo o tecido nervoso ou de órgãos alinhados a ela. - Se o diagnstico tardar demais, podem comprometer a vida do paciente ou a função da coluna vertebral- alerta o especialista.
Procurar atendimento médico é o melhor caminho para diagnosticar o problema e determinar o tratamento adequado.
Postagem: Monica Farias
Troca Saudável
Troca Saudável
Por intolerância ou como forma de tirar a farinha branca da alimentação, a dieta sem glutén tem ganhado cada vez mais adeptos. Uma alimentação sem glúten, além de beneficiar a saúde pode ajudar na perda de peso. Proteínas encontrada em massas, pães, biscoitos e outros alimentos derivados do trigo, da cevada e do centeio, ela está inserida na alimentação de um modo geral. A indústria alimentícia está produzindo cada vez mais alimentos livres do glúten, o que tem facilitado a vida de quem quer ou precisa tirá-lo da dieta. Para mais informações acesse Acelbra Antes de comprar, dê uma conferida no rótulo dos produtos !
|
EVITE
|
SUBSTITUA POR
|
|
Trigo, aveia, cevada
|
Farinha de Arroz, milho,
farinha batata
|
|
Patês enlatados, embutidos, salames
|
Presunto e carnes
|
|
Achocolatados, queijos embutidos
|
Leite em pó, desnatado, queijos frescos
|
|
Cerveja, uísque, gin, cafés misturados
com cevada
|
Sucos de frutas, chás, vinhos, champanhes e café com selo Abic
|
Por Gleyce K. M.S. Cé
quinta-feira, 24 de abril de 2014
10 alimentos que retardam o envelhecimento da pele
![]() |
| Qualidade de vida e a pele mais bonita |
Você que tem uma alimentação saudável e equilibrada, com certeza tem mais saúde, qualidade de vida e a pele mais bonita. Segundo Érica Monteiro, dermatologista da clínica Image e professora da Unifesp, uma dieta saudável interfere na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce. Hoje o Universo Jatobá traz algumas dicas e uma lista com 10 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Será que você consome todos eles?
Estima-se que ao diminuir em 30% o total de calorias consumidas diariamente, não só é possível estender a vida por mais uma década, como desacelerar o envelhecimento do organismo, incluindo a pele. Uma dieta rica em fibras também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.
Fuja dos industrializados! De acordo com a dermatologista, açúcar e farinha refinada são grandes vilões. Eles aumentam a produção de glicose e levam a um processo chamado de glicação, que degrada tanto o colágeno como a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
Confira a lista com os 10 melhores alimentos para conseguir uma pele de pêssego:
1 . Aveia: rica em vitaminas B1 e B2, que fazem bem à pele, e silício, importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele.
2 . Azeite extra-virgem: rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E, que retardam o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.
3 . Castanha-do-Pará: contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial para equilibrar a tireóide, o colabora para evitar oscilação do peso. Mas é calórica e deve ser consumida com moderação.
4 . Cenoura: essencial para manter a integridade das células da pele por conter altas quantidades de vitamina A. O betacaroteno consiste em um fotoprotetor natural.
5 . Frutas cítricas: têm altas quantidades de vitamina C e também têm o poder de neutralizar os radicais livres. Além disso, auxilia na produção de colágeno, mantendo a pele firme. Exemplos: laranja, limão, acerola e kiwi.
6 . Frutas vermelhas: Contêm antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas. Exemplos: morango, amora, framboesa, entre outras. Para mais detalhes, clique aqui
http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/nutricao/conheca-os-beneficios-da-cenourahttp://www.universojatoba.com.br/bem-estar/nutricao/conheca-os-beneficios-da-cenoura
Por: Gleyce Krieser Mota Santos Cé
terça-feira, 22 de abril de 2014
Silencioso porém devastador !
Provavelmente o tipo de câncer mais temido pelas mulheres , devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos , que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal . Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade , mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente . O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama , como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja . Podem também surgir nódulos palpáveis na axila .
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama , especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau ( mãe ou irmã ) foram acometidas antes dos 50 anos de idade . Entretanto , o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10 % do total de casos de cânceres de mama . A idade constitui um outro importante fator de risco , havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade . A menarca precoce (idade da primeira menstruação) , a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade ), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos) , constituem também fatores de risco para o câncer de mama .
Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama , apontando para certos subgrupos de mulheres como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce , antes da primeira gravidez .
A ingestão regular de álcool , mesmo que em quantidade moderada , é identificada como fator de risco para o câncer de mama , assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos .
.png)
Saiba mais : http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/cancer-de-mama/
http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-mama/92-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-mama/162-prevencao-e-sintomas-do-cancer-de-mama
Por : Josiane Amaral
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Tratando a Anemia
A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou de alguns componentes do sangue e que pode ser tratada com medicamentos e ajustes na alimentação.
Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, mas consumir algum alimento rico em vitamina C na mesma refeição é importante porque a vitamina C melhora a absorção do ferro pelo organismo.
Alimentos ricos em Ferro
Farinha de peixe, Carnes vermelhas, Carne seca, Pão de cevada, Feijão, Açúcar Mascavo, Beterraba, Chocolate meio amargo
Alimentos ricos em vitamina C
- Laranja, limão, tangerina, toranja
- Morango, abacaxi, acerola, caju, abacaxi
- Maracujá, romã, mamão
Para potencializar a absorção do ferro presente nestes alimentos é importante ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.
Dica:
Após uma refeição rica em ferro, comer uma fruta rica em vitamina C ou tomar um suco de fruta cítrica batido com salsa fresca acabado de fazer.
Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.
Por Camila Constantini
http://www.tuasaude.com/alimentos-para-anemia/
sexta-feira, 18 de abril de 2014
saiba o que a maquiagem pode causar em seu rosto
Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de uma mulher, mas é preciso ter cuidado. Segundo o oftalmologista Fabiano Ciola, da Clínica Oftalmológica Unilaser, o uso da maquiagem em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz) e prurido (coceira) e edema da conjuntiva.
Limpeza
Por conta dos riscos da maquiagem em contato com os olhos é fundamental retirar o produto ao fim do dia. Para isso, o consenso entre os médicos é utilizar uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna. Para aumentar a eficiência da limpeza, o uso de demaquilantes pode ser utilizado com cuidado. Sempre com os olhos fechados. Dentre os mais eficientes, estão os demaquilantes bifásicos.
Lentes de contato
Para quem usa lentes de contato o cuidado é dobrado. “O ideal é colocar as lentes antes de passar a maquiagem para garantir que não entre nenhum resíduo dos produtos entre a lente e a córnea”. Segundo o especialista, outro passo importante para essas mulheres é lavar as lentes de contato antes de colocá-las nos olhos. Além disso, devido ao contato direto com olhos, o estojo das lentes deve ser lavado no mínimo uma vez por semana e trocado sempre que possível. “Recomendo que as usuárias nunca, jamais, em hipótese alguma, durmam com as lentes nos olhos”, alerta o especialista.
Porque é necessário a remoção da maquiagem antes de dormir?
A maioria das mulheres não tem paciência para retirar a maquiagem antes de dormir e o resultado disso no dia seguinte é devastador. Elas acordam com os olhos inchados e cercados por olheiras profundas. Os produtos utilizados para fazer maquiagem assumem a função de realçar a beleza, mas quando não são eliminados corretamente, comprometem a saúde da pele.
Um dos principais danos causados pelo hábito de dormir com maquiagem é o envelhecimento. Gradualmente o rosto vai sendo dominado por rugas profundas e até mesmo marcas de expressão. Os cosméticos afetam a pele e impedem os poros de respirar.
Assim, é recomendado que se evite dormir com a maquiagem, lavando o rosto com água e depois usando um removedor apropriado para ter melhores resultados. O ideal é ter cuidado para não usar produtos que ressequem a pele, principalmente os compostos por álcool. Valorize a sensibilidade e maciez encontrada apenas na pele feminina.
Postagem: Monica farias
Saiba mais em: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/maquiagem-em-excesso-pode-causar-problemas-aos-olhos
quinta-feira, 17 de abril de 2014
No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios.
Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que preciso repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.
Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega. E as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples, confira.
Hidratação
Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno.
Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.Água morna
A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, utilize sempre água morna.
Oleosidade
É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágüe.
Secador
O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.
Dormir com cabelos molhados
Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo ocorrendo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.
Massagem no couro cabeludo
Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.
http://www.dicasdemulher.com.br/cuidados-com-o-cabelo-no-inverno/
http://www.mulher.com.br/beleza/cuidados-com-a-pele-e-os-cabelos-no-inverno
Por Camila Constantini
terça-feira, 15 de abril de 2014
Hora Intima
Nós mulheres sabemos que a nossa intimidade merece um cuidado especial, é de extrema importância ficarmos sempre ligadas em doenças,cuidados com a higiene e etc. veja alguns mitos e verdades.
Calça jeans provoca corrimento. VERDADE: o uso de calças jeans muito apertadas podem dificultar a adequada aeração da região genital e causar problemas na região. "Isso, sobretudo nos climas mais quentes, pode causar desconforto perineal pelo aumento da transpiração local, o que pode aumentar a ocorrência de dermatites nessa região e corrimento". afirma Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Unesp.
Coceira, menstruação irregular e corrimento. Algumas mulheres acreditam que esses problemas são apenas respostas normais e passageiras do organismo feminino. Mas não é bem assim: eles podem ser sinal de que alguma coisa está errada e precisam de atenção especial.
Sinal de alerta
Esse é o caso, por exemplo, de
quando a menstruação apresenta alguma alteração. Variação de intervalo
entre um sangramento e outro, intensidade e duração do fluxo são
alterações normais, e variam de mulher para mulher. Mas se a mudança é
muito grande, então é preciso ficar atenta: pode ser sinal de alguma
alteração hormonal, orgânica ou até mesmo funcional.
Se o fluxo passa a ser muito intenso ou ter duração muito longa, pode
ser sinal da presença de um mioma (tumor benigno do tecido que forma a
parede do útero). Já se a coloração da menstruação se torna mais escura
(amarronzada ou quase preta), pode ser indício de endometriose, feridas
(na vagina, no útero ou no colo do útero), HPV ou outras DSTs, cisto de
ovário, alterações hormonais por medicamentos, estresse e até mesmo
mudança de pílula anticoncepcional.
Também é preciso atenção no caso de alterações na secreção vaginal. Toda mulher apresenta secreção vaginal, mas mudanças na cor ou no cheiro ou ainda dores podem ser sinal de algum problema de saúde.
Ter uma maior secreção vaginal é normal em situações como gestação,
ovulação, uma semana antes do período menstrual, uso de pílulas
anticoncepcionais, excitação sexual, adesivos ou anel vaginal. Mas
quando não há esses motivos, e a secreção ainda apresenta ardor, coceira
e cheiro forte, pode ser então um corrimento. E corrimento pode ser
sintoma de infecções provocadas por bactérias, fungos ou até mesmo
vírus.
Já coceira na região íntima nunca é normal. Ela pode
indicar desde uma alergia até uma DST. Sintomas relacionados à coceira,
como secreção de coloração e odor estranho, dor ao urinar, vermelhidão,
inchaço e dor no ato sexual indicam que o problema é mais do que uma
simples irritação e merece atenção.
Sem vergonha
Um dos maiores erros ao se tratar
da saúde íntima feminina é ignorar os sintomas. Se algo está errado, é
preciso procurar ajuda médica especializada para investigar o problema.
Caso contrário, ele pode se tornar mais grave e, além de ficar mais
difícil de resolver, pode causar grandes transtornos.
Cuidados
Para evitar esses problemas, existe
uma série de atitudes que a mulher pode tomar. A primeira delas é ter um
cuidado redobrado com a higiene íntima. É interessante usar sabonetes
íntimos, especiais para fazer a higiene da região íntima.
A
diferença do sabonete íntimo e do comum está no pH: enquanto os comuns
tendem para o pH básico ou neutro (entre 9 e 10), os íntimos têm um pH
ácido (entre 4 e 4,5), resultado da composição com ácido láctico. Essa
acidez é necessária para manter vivos os microrganismos e lactobacilos
que vivem nessa região e têm como função proteger a mulher de possíveis
infecções.
Sabonetes que contêm hidratantes devem ser evitados, pois apesar de
serem ótimos para a pele, são péssimos para a vagina. Desodorantes
íntimos, talcos e perfumes também, pois podem causar reações alérgicas.
Por outro lado, excesso de lavagens na região íntima também pode causar
problemas. Lavagens exageradas na região genital ou uso de chuveirinhos
não são aconselhados, pois podem remover a proteção natural da vagina,
tornando a área mais suscetível a infecções.
Absorvente
Durante a menstruação, o cuidado
deve ser ainda maior. O absorvente, tanto o interno como o externo, deve
ser trocado no mínimo três vezes ao dia, ou quantas vezes forem
necessárias, dependendo do fluxo. "As trocas devem ser frequentes para
não favorecer a proliferação de bactérias", aponta Bedin.
Além
disso, a cada troca, deve ser feita a higiene local. Absorventes
perfumados ou diários devem ser evitados: o primeiro porque pode causar
alergia, e o segundo porque impermeabiliza e impede a transpiração da
região genital, favorecendo a instalação de fungos e bactérias.
E o cuidado maior deve ser o acompanhamento por um ginecologista, sem
vergonha ou tabus. Afinal, saúde íntima é uma questão importante, e
precisa de toda a atenção e cuidado para que as mulheres tenham uma boa
qualidade de vida, com muita saúde e prazer.
Fonte.http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/11/18/saude-intima-feminina-exige-cuidados-especiais-confira-mitos-e-verdades.htm#fotoNav=10
Postagem. Monica Farias
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Vida saudável , sinônimo de beleza !
Muitas vezes as pessoas se preocupam muito com a estética , em ter cabelos macios e sedosos , unhas fortes , além do corpo e peso ideal . Mas o que muitas não se dão conta é que a beleza depende muito de um estilo de vida saudável e de bons hábitos alimentares .
- Para começar : uma reeducação alimentar é a base de tudo , saber o que está comendo e a quantidade ideal é importante , fugir de alimentos industrializados , moderar no consumo de refrigerantes , frituras , doces , etc .
- Hidratação é fundamental : para isso beber oito copos de água por dia ( 2 litros )ajuda muito , pois a água ajuda no bom funcionamento do organismo .
- Evite pular refeições : o ideal é fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã , almoço e jantar ) , intercaladas por pequenos lanches , com intervalo de três horas entre elas .
- Inclua alimentos integrais na dieta : alimentos na versão integral ajudam na manutenção das taxas de açúcar no sangue em níveis normais e são importantes para controle da saciedade e do peso .
- Consuma de três a cinco frutas por dia : além de excelentes opções para os lanches intermediários , contribuem com o fornecimento de vitaminas e minerais , assim como de fibras , que ajudam a manter a glicemia ( taxa de açúcar no sangue ) estável e a controlar o peso .
- Evite grandes restrições: restringir demais a quantidade de alimentos ingeridos faz com que deixe de consumir nutrientes importantes ao organismo . Além disso , excluir algum nutriente ( carboidrato , proteína , gordura ) por muito tempo prejudica o bom funcionamento do organismo e dificulta manutenção do peso , favorecendo o efeito sanfona .
- Mexa - se : praticar exercícios físicos regularmente , além se ser muito prazeroso ajuda a manter a saúde e corpo em dia . Claro , sempre com o acompanhamento de um profissional .
Saiba mais :
Josiane Amaral
Frio Chegou.. Hora de cuidar ainda mais da pele
Na estação mais fria do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Água muito quente no banho, uso exagerado de sabonete e exposição ao vento e às baixas temperaturas do inverno podem deixar a pele desidratada. Para escapar disso, é preciso incluir o hábito da hidratação na rotina, o que previne o ressecamento e mantém a pele protegida.
Cuidados:

_ Banhos: O tempo máximo deve ser de três minutos, com a água a uma temperatura de até 26 ºC. a água quente pode ressecar pele do corpo e aumentar a oleosidade do couro cabeludo pela vasodilatação.
_ Sabonetes: Os alcalinos são irritantes e detergentes; os antissepticos reduzem a camada lipídica protetora do corpo. Se houver necessidade de mais de um banho por dia, o ideal é usar sabonete apenas uma vez e, nos outros banhos, ensaboar apenas as regiões críticas. Os sabonetes mais adequados são os neutros ou com base hidratante, sabonete líquido.
_ Hidratantes: Ajudam a recuperar a barreira protetora da pele. Para prolongar a umidade, aplique o hidratante na pele ligeiramente úmida ou imediatamente após o banho.
_ Óleos: Alguns não têm poder de hidratação direta, pois não conseguem penetrar na pele e atuam formando um filme de proteção, retendo a água que perdemos através da evaporação. Por isso não devemos passar óleo e depois hidratante, pois o primeiro inviabiliza a penetração do segundo.
_ Filtro solar: deve ser usado quando praticamos esportes, frequentamos praias ou piscinas. Além de ser importante para a nossa saúde, o filtro é fundamental para combater o fotoenvelhecimento da pele provocado pelo excesso de exposição ao sol.
_ Alimentos: Frutas e legumes têm muitos nutrientes e alto teor hídrico. Prefira alimentos ricos em vitamina B que podem aumentar a oleosidade da pele e dê preferência a farinhas não refinadas, grãos e derivados de soja, que evitam o ressecamento.
_ Água: Beba muita água, pois no inverno o seu consumo cai e isso também contribui para o ressecamento da pele.
Veja como:

http://vivalinda.boticario.com.br/beleza/noticias/saiba-como-cuidar-da-sua-pele-no-invernohttp://oglobo.globo.com/sociedade/saude/conheca-oito-maneiras-de-cuidar-da-pele-no-
Por: Camila Constantini
domingo, 13 de abril de 2014
você sabia que uma boa alimentação adequada além de ajudar a perder alguns quilinhos, também ajuda a fugir da gripe nesse inverno?
Como todos nós já sabemos é que frutas e verduras são essências para o bom funcionamento de nosso organismo, mais que nem todas as pessoas tem o bom costume de comer esse tipo de alimento fundamental para o ser humano, e que no inverno sentimos muita mais a necessidade de nos alimentar, mais o que muita gente não sabe é o risco que contém em medicamentos farmacêuticos usados para adquirir vitamina para o corpo, mais separamos para vocês algumas dicas de alimentação para evitar os quilinhos, e dicas de nutrólogas para cuidar bem do seu organismo nesse inverno.
Com o inverno chegando e o frio já entrando pelas janelas, outra preocupação volta a pauta dos brasileiros: como escapar da gripe; médicos nutricionistas dão dicas de alimentação para manter a gripe bem longe, e também desmentem algumas ‘’formulas’’ que, no ponto de vista médico-cientista, não fazem efeito contra a gripe. Uma alimentação equilibrada é fundamental para proteger o organismo. Segundo Dra. Vivian Suen, médica nutróloga ‘’ A dieta adequada possibilita que o sistema imunológico desempenhe corretamente suas funções’’. Afirma . Ela explica que, nas infecções virais ocorre influxo de vários glóbulos brancos que produzem as substancias que atuam contra o vírus, e que para a produção dessas células, são necessários os nutrientes da alimentação. Dra. Sandra Fernandes, também nutróloga, aponta ainda as vitaminas A e C para a prevenção e combate da gripe. Carnes (como o fígado), também frutas cítricas (como laranja, limão e acerola), e os vegetais folhosos crus são boas indicações, explica a médica. Ela alerta que não adianta tomar vitamina C diariamente em doses farmacológicas, pois isso pode precipitar cálculos renais devido ao oxalato da formulação dos medicamentos. Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que nosso corpo esta mais lento do que no verão? É exatamente ao contrario, no verão temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mais o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está ‘’sobrando’’. No inverno a temperatura ‘’cai’’. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de mater a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la. Para repor essa energia o nosso corpo ‘’pede’’ comida já que através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Nós também lembramos que a energia rápida vem dos carboidratos como: massas, pão, bolo, torrada, arroz, etc. e também dos doces. O que tem que ficar bem claro é que o desejo de comer não esta só na necessidade de repor energia, mais também nas nossas cabeças. Portanto se não tomarmos cuidado vamos ganhar alguns quilinhos indesejados; já que roupas no inverno são mais largas. Pois nesse inverno dá aquela preguiça de irmos até a academia, mais mesmo com esse frio é o mais correto á se fazer. Anime-se!!! Reeduque a sua alimentação e faça uma atividade física.
Confiram este vídeo sobre uma boa alimentação no inverno: http://m.youtube.com/watch?v=WFtitydI2xY
Fontes: http://www.clinicaparis.com.br/alimentacao-adequada-ajuda-a-fugir-da-gripe-nesse-inverno/
http://www.anutricionista.com/alimentacao-no-inverno.html
Postagem: Monica farias
sábado, 12 de abril de 2014
COMO CONTROLAR A ANSIEDADE
A
gente vive ansiosa por vários motivos. Em algumas fases da vida, dá para contar
nos dedos os dias em que conseguimos relaxar completamente.
A ansiedade não é
considerada um problema pelos especialistas, mas sim uma reação normal do
organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o nosso cotidiano, aí sim, é
necessária a ajuda de um profissional.
Segundo
a psicóloga Leila Salomão, a ansiedade está muito próxima do medo,muitas
vezes a diferenciação não é possível. "A diferença entre os dois está no
fato de que o medo tem um fator real e palpável enquanto a ansiedade possui
características mais subjetivas", explica.
Para
Salomão, o grande sintoma de características psicológicas mostra a interseção
entre o físico e o psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como
taquicardia (coração acelerado), tremores, tensão muscular, aumento das
secreções (urinárias e fecais) ou ainda cefaléia (dor de cabeça). Mas quando
recorrente e intensa também é chamada de síndrome do pânico(Crise ansiosa
aguda).
Na
maioria das vezes, os tratamentos para ansiedade são
técnicas de relaxamento, exercícios que levam ao controle da atividade do
organismo, como meditação e ioga, uma noite bem dormida também ajuda na
Ansiedade.
Postagem: Monica Farias
Postagem: Monica Farias
quinta-feira, 10 de abril de 2014
O verão acabou, mas os cuidados com a pele não!
Não somente no verão é indispensável alguns cuidados especiais com a pele .
Além de beber muita água para manter o organismo hidratado e evitar certos desconfortos causados pelo calor , o uso de algumas roupas e acessórios podem ajudar na proteção contra a radiação solar . Chapéus e roupas de algodão ajudam e muito , pois retêm cerca de 90% das radiações UV , óculos de sol , que previne cataratas e lesões á córnea e evitar a exposição solar entre 10 h da manhã e 16h da tarde.
O filtro solar também não pode falta , deve ser aplicado diariamente , e não somente quando for se expor ao sol .
É muito importante escolher o filtro adequado para cada tipo de pele . Isso somente um profissional pode fazer.Os produtos com fator de proteção solar ( FPS ) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia .Os de 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol ( praia , piscina , parque , etc ) . O produto deve proteger contra os raios UVA ( indicados pelo PPD ) .
Esses raios UVA são os que penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento e aparência da pele . Essa radiação também pode ter uma participação em alergias e predispõe a pele ao surgimento do câncer . E também contra os raios UVB ( indicado pelo FPS ) , esse raio penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol . A incidência desse raio ocorre mais durante o verão .Mas os perigos da superexposição aos raios ultravioletas existem até mesmo em dias nublados e em pleno inverno . Por isso é necessário o uso do filtro solar durante o ano todo e independente da condição do tempo.
Fontes : www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verão
Josiane Amaral
quarta-feira, 9 de abril de 2014
| Frutas, você consome a quantidade certa? |
Alimentação saudável
Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita. Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?
Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 30 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.
1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
14. Não repita a refeição.
15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
18. Prefira sucos naturais.
19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.
23. Ingira legumes todos os dias.
24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.
25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.
26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.
27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.
28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.
Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP
Aluna: Gleyce . M. s. Cé
terça-feira, 8 de abril de 2014
5 dicas de saúde
5 dicas de saúde que impactam no bem estar profissional
O nível elevado de estresse devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mundo corporativo vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade somada ao sedentarismo e a má alimentação é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais.
1- Previna-se
Procure estar sempre em dia com as consultas médicas e os exames de rotina. Essa é uma das formas de prevenção que ajuda no diagnóstico precoce de doenças, permitindo um tratamento mais adequado.2-Relaxe
Se você trabalha muito tempo sentado, o ideal é realizar uma pausa de cinco minutos duas vezes ao dia. O alongamento é essencial na prevenção de doenças musculares.3-Alimente-se adequadamente
Procure seguir uma alimentação equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras e leite desnatado. Fuja das frituras, excesso de sal e doces. Assim, é possível reduzir o risco do ganho de peso e vários problemas de saúde como diabetes e hipertensão.4-Tenha equilíbrio
Lembre-se que o estresse é algo que pode ser evitado. Não deixe que problemas com os serviços influenciem no rendimento de seu trabalho. A principal cura para o mesmo está no modo como pensa e enxerga as dificuldades.5-Descanse
Boas noites de sono também são extremamente importantes para uma vida mais saudável. Embora não esteja cansado, o sono é essencial para combater possíveis doenças que venham a surgir.Fonte:
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/5-dicas-de-saude-que-impactam-no-bem-estar-profissional?origem=ggo&parceiro=66&acao=25962&gclid=CIP7_d-B0r0CFZJj7AodXn8AjA
Postagem: Camila Constantini, Gleyce Cé, Monica Farias, Josiane Amaral.
Assinar:
Postagens (Atom)













